Entrar      Registo
 English (United States) Português (Portugal) Español (España) Français (France)
  Search
Working Together

 
Cabos de Alta Tensão
 

A Cabelte tem uma longa experiência na produção de cabos de alta tensão (AT).
Paralelamente, foram reforçadas as competências técnicas internas, abrangendo as várias áreas habitualmente presentes em projectos de AT, desde a definição e dimensionamento dos cabos, até à sua instalação.

Caracterização genérica

Nos cabos de energia de AT mais comuns é possível identificar 4 partes constituintes com funcionalidades distintas:

  • Os condutores que asseguram a transmissão da energia eléctrica,
  • Os revestimentos isolantes e semicondutores interno e externo, aplicados por um processo de extrusão simultânea, que garantem o adequado nível de segurança eléctrica, para as tensões de serviço especificadas,
  • Os ecrãs metálicos para escoamento das correntes de defeito, conformação do campo eléctrico e, em certos tipos de cabos, para protecção mecânica complementar e com funções de estanquidade,
  • Os revestimentos adequados à protecção externa dos cabos, tendo em consideração, sobretudo, as condições de instalação.

Os materiais mais comuns usados nos condutores são o cobre e o alumínio pelos elevados valores de condutividade que apresentam e pela facilidade do seu processamento.

Os materiais mais comuns usados nos condutores são o cobre e o alumínio pelos elevados valores de condutividade que apresentam e pela facilidade do seu processamento.

A nível de materiais isolantes, o mais utilizado actualmente é o polietileno reticulado (XLPE), pelas suas características intrínsecas, pela facilidade de processamento e pelo facto de conduzir, na generalidade das situações, a menores custos globais. Em certas aplicações especiais, são também usados compostos de borracha de etileno-propileno (EPR e HEPR).

Para protecção externa dos cabos são, habitualmente, usadas bainhas de materiais poliméricos e, nos casos em que se pretenda uma maior protecção mecânica, reforça-se com armaduras de fios ou fitas metálicas.

Nas situações em que se pretenda realizar o ensaio de verificação da integridade eléctrica da bainha exterior após instalação, aplica-se sobre esta uma fina camada semicondutora.

É habitual, nesta gama de produtos, a existência de requisitos de estanquidade, o que é conseguido com a adopção de soluções construtivas especiais a nível dos diversos componentes, de forma a bloquear a propagação longitudinal e radial da água que contacte com os cabos durante ou após a sua instalação.

Adicionalmente, poderão ser contemplados requisitos técnicos complementares.

 
Produtos
 
Copyright 2008 by Grupo Cabelte | Condições de Utilização | Privacidade